FCO Odontologia

Nosso serviços

Selecione a opção desejada

Odontologia Estetica - Imagem

Odontologia Estética

Saiba mais
Ortodontia - Imagem

Ortodontia Especializada

Saiba mais
Clareamento - Imagem

Clareamento

Saiba mais
Halitose - Imagem

Halitose

Saiba mais

Odontologia Estética

O sorriso é a forma de comunicação mais poderosa do MUNDO. Fala, sem nada dizer. Sente e faz sentir. Dá coragem, força, alegria, bem-estar, felicidade e esperança. Um belo sorriso abre portas, mas para isso ele também deve estar saudável. Quando alguém está satisfeito com o próprio sorriso, ele se torna mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda saúde física, mental e psicológica. Além disso, um sorriso bonito também é capaz de tornar qualquer um muito mais confortável e envolvido em seus relacionamentos pessoais.

Estamos numa era de muitos avanços tecnológicos e a saúde, o bem-estar e a estética são temas muito valorizados.

A restauração, reconstrução e correção dos dentes e saúde da boca como um todo são alguns dos caminhos oferecidos para devolver a harmonia de muitos sorrisos.

O primeiro passo para este tratamento é o estudo do sorriso, a fim de diagnosticar manchas, restaurações fora de padrão (escurecidas, envelhecidas e metálicas) e desgastes acentuados dos dentes.

Esse estudo é realizado de forma clínica e digital, se chama PLANEJAMENTO DIGITAL DO SORRISO, e é composto por uma série de fotos e procedimentos virtuais que auxiliam o planejamento e o resultado final de cada caso.

Atualmente existem recursos estéticos para praticamente todas as situações, cada vez mais seguros, sofisticados e que apresentam aspectos de dentes naturais.


Alguns exemplos são:

• Clareamentos Dental;

• Facetas dentais ou lentes de contato;

• Restaurações Estéticas;

• Limpeza, Raspagem e Polimento Dental.


Odontologia Estética - Paciente

Ortodontia Especializada

Ter um sorriso bonito e cativante contribui para rejuvenescer as feições e expressar os sentimentos. O sorriso é considerado esteticamente agradável quando os dentes estão bem posicionados e alinhados, condição que influencia diretamente em uma face harmoniosa e equilibrada e tem impacto na convivência social e na aceitação do indivíduo.

Além dos benefícios estéticos, investir em um sorriso bonito e saudável é importante também para a saúde. Dentes bem posicionados garantem boa pronúncia, boa mastigação e bom aproveitamento dos alimentos ingeridos, assim como bom funcionamento das articulações entre os maxilares superior e inferior.

Dentes alinhados possibilitam também uma higienização dentária mais completa, prevenindo assim as cáries e as doenças da gengiva evitando grande acúmulo de placa bacteriana e mau hálito. Da mesma forma, dentes alinhados evitam estresse aos músculos de mastigação, o que poderia levar a dores de cabeça, dores e disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e dores na região do pescoço, ombros e costas. Todos estes fatores levam à perda da harmonia, da simetria e do equilíbrio estético.

A Ortodontia é a especialidade que visa diagnosticar, identificar e tratar a posição dos dentes e dos ossos maxilares dispostos de forma inadequada. Para tratar os problemas da mordida e os dentes tortos, atualmente pode-se contar com uma vasta opção de aparelhos móveis, fixos metálicos, fixos estéticos, fixos autoligados e os modernos alinhadores invisíveis (invisalign). Os aparelhos móveis são muito utilizados para a prevenção de problemas em crianças e adolescentes que ainda não apresentam todos os dentes permanentes.

Já os aparelhos fixos são utilizados para maior controle dos dentes permanentes, sendo o aparelho metálico tradicional com borrachinhas o mais famoso e conhecido. Atualmente o mais usado dos aparelhos fixos são os aparelhos de cerâmica que garantem uma estética muito melhor sem comprometer a qualidade do tratamento.

O aparelho fixo AUTOLIGADO é um sistema moderno cuja técnica de instalação pode ser convencional (aparelho colocado na face de fora dos dentes) ou lingual (aparelho colocado na face interna dos dentes).

O aparelho AUTOLIGADO possui peças (braquetes) com maior tecnologia que foram introduzidos na prática clínica para substituir os atuais métodos de ligadura tradicional (borrachinhas), permitindo maior eficácia clínica no tratamento com aparelho dentário. Esse sistema de braquetes, por definição, não requer uma ligadura elástica, pois apresenta um mecanismo que abre e fecha para proteger o fio ortodôntico.


Como os braquetes autoligados se diferem do aparelho dentário tradicional?

• Maior intervalo de tempo entre uma consulta e outra e eliminação das consultas de acompanhamento para a troca das ligaduras elásticas (borrachinhas);

• Tratamento mais confortável e menos doloroso;

• Movimentação mais rápida dos dentes;

• Garantia de expressão total dos movimentos desejados dos dentes durante todas as etapas do tratamento.


Ortodontia 1 - Paciente Ortodontia 2 - Paciente

Clareamento

– Como ocorre o clareamento? O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm principalmente da dieta rica em corantes. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.


– Existe alguma contraindicação para o clareamento? A literatura nos mostra, por precaução, duas contraindicações absolutas: gestantes/lactantes e pessoas menores de 15 anos. Existem outras contraindicações que são relativas. Ou seja, podem ser tratadas previamente para viabilizar o tratamento: cárie, gengivite, restaurações mal adaptadas, dentes com trincas, recessão gengival e etc.


– Qual o mais eficaz: clareamento em consultório ou caseiro? São equivalentes, até mesmo porque quem dita o limite do clareamento é a própria fisiologia do dente. Enquanto, na prática, a concentração do gel responde pelo quão rápido o clareamento vai ocorrer. A literatura odontológica sugere uma diferença na longevidade dos resultados, favorecendo o clareamento caseiro.


– Clareamento pode prejudicar os dentes? Não. Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, contudo esses minerais são repostos em pouco tempo pela própria ação da saliva. Ou seja, os dentes não ficarão mais fracos ou mais suscetíveis à cárie em função do uso do clareador. Na nossa clínica ainda dispõe de uma linha de clareadores que já inclui flúor e cálcio em sua composição e previne essa desmineralização temporária.


– O clareamento traz dor durante o tratamento? E após? Quando ocorre, a hipersensibilidade dental pode apresentar diferentes níveis de acordo com particularidades de cada paciente. Normalmente concentrações mais altas do clareador trazem esse desconforto com maior frequência e/ou intensidade. Contudo, para inibir ou minimizar esse efeito colateral, a nossa equipe dispõe de LASER de baixa potência, dessensibilizantes incluídos na fórmula de seus géis e ainda disponibiliza géis específicos para controle da hipersensibilidade, que são fornecidos pelo profissional ao paciente.

É importante esclarecer que uma grande maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para contornar o efeito indesejado.

Após o clareamento, os dentes não ficarão mais sensíveis, retomando a sua normalidade.


Clareamento 1 - Paciente Clareamento 2 - Paciente

Halitose

O mau hálito causa constrangimento àqueles que o possuem dificultando a comunicação, consistindo em uma barreira ao relacionamento interpessoal, afetando a saúde física e mental do indivíduo.

Em condições normais, o hálito humano é inodoro ou ligeiramente perceptível. O mau hálito (halitose) é uma condição anormal estabelecida pela produção de um odor desagradável expirado na respiração, que não é eliminada com as técnicas normais de higiene oral e persistem ao longo do dia.

A halitose é um problema comum e acomete 30% da população brasileira. Apresentam diversas causas, sendo elas de origem orais e não orais, como: má higiene oral, lesões de cárie, gengivites, hábitos alimentares, estresse, inflamações nas vias aéreas, etc.

Cerca de 90% das ocorrências de halitose têm origem bucal, 8% dos casos têm origem no trato respiratório superior e 2% têm origem gástrica/intestinal.

A halitose não é uma doença, mas pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou alteração fisiológica.

Sendo assim, é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, devendo ser identificado por um profissional capacitado, que realiza um correto diagnóstico e tratamento adequado quando o problema torna-se crônico.


Halitose - Paciente


Agende uma consulta

Estamos prontos para os melhores serviços a você

Rua Dona Eugênia, 1301 • Jardim Europa Piracicaba - São Paulo